Como fazer churrasco: 5 dicas para assar uma carne perfeita

Carne para Churrasco

Carne com a crosta torradinha e suculenta por dentro. Para a maioria das pessoas é assim que tem que ser o churrasco perfeito. Mas afinal, qual é o segredo para fazer um bom churrasco?

1) Escolha a carne para o churrasco perfeito

Escolha pela cor. Aliás, a carne quando fresca é bem vermelha – se ela estiver escura é sinal de que está já há muito tempo no mercado. Se a sua opção for a picanha, compre peças pequenas. A picanha com mais de 1,1 kg inclui partes de coxão duro.

2) Coloque sal na hora certa

Jamais salgue a carne de véspera. Isso faz com que o sal sugue os líquidos da carne e deixe o churrasco seco. O ideal é espalhar sal grosso (na carne e na gordura) cinco minutos antes de assar. Não esqueça de bater o excesso. Ah, e na hora de bater o sal, nada de usar a faca e comprometer o fio. Use um batedor de sal.

3) Tenha duas temperaturas

Arrume o carvão de forma a conseguir duas temperaturas na churrasqueira. Como fazer isso? Disponha o carvão em forma de uma pirâmide, a dez centímetros dos espetos. No topo da pirâmide, terá uma temperatura mais alta para dourar a carne e, no canto oposto, uma mais baixa para cozinhar lentamente.

4) Comece pela gordura

Assim que colocar a carne na churrasqueira, asse primeiro com a parte da gordura para cima. Isso fará com que a gordura derreta e penetre a carne, deixando-a suculenta e saborosa. Outra dica é fazer incisões na gordura em um quadriculado, mas sem chegar à carne, para ajudar a soltar o sabor.

5) Saiba quando virar o espeto

Depois que a parte de baixo estiver dourada, já pode virar a gordura novamente para o fogo. A ideia é impedir que o calor penetre na carne e que ela asse lentamente.

De maneira alguma fure a carne nesse momento, isso fará com que os sucos da carne se percam. Se estiver a fazer o churrasco na grelha, use um pegador e evite o garfo para não furar a carne.

mais receitas e dicas